Eu tô falando é de amizade!

Você tem muitos amigos? E já parou pra pensar na importância deles na sua vida? Já fui uma pessoa cheia de “amigos” e hoje, por n motivos, esse número caiu bastante. Aquele sentimento que o Eddie já contou aqui. Antes, numa sala de aula, eu estava cercada de gente de todo o tipo com quem eu convivia e vivi muitos momentos incríveis, mas que hoje não vejo mais. Gente com quem fiz amizade, que esteve lá pra muita coisa mas com quem hoje não conservo os mesmos laços. A gente muda, conhece gente nova, vai pro outro lado do mundo, muda de cidade… Enfim, como eu disse, são n motivos.

E os amigos que conservo são das mais variadas origens. Consigo ver um pedacinho de minha vida em cada amizade, momentos importantes. Amigos-família, gente com quem cresci e que não me deu nem escolha, tenho que aturar mesmo (#brinks!). Amigos do tempo de escola, quem me viu crescer, mudar, descobrir muita coisa e que continuam presentes. Amigos de faculdade que me acompanharam nos sofrimentos, apertos e também nas (muitas) farras da vida. Amigos de intercâmbio, gente com quem eu nunca imaginei que iria encontrar e hoje parece que conheço há uma vida. Amigos de amigos que conheci por acaso e se tornaram indispensáveis e muito, muito presentes. Gente que nem lembro como conheci, mas que tá sempre ali pra o que precisar.

E o que faz dessas pessoinhas tão insubstituíveis? O que as difere uma amizade da outra? Eles dos outros que passaram em nossas vidas? As pessoas se tornam presente e é quase inexplicável o sentimento que desenvolvemos por aqueles que eram desconhecidos e se tornaram indispensáveis. Antes que o pessoal comece a falar de signos que se completam e auras que se encaixam, vou contar o que eu acho. A gente faz amigos por empatia, sim, gente que dá certo com a gente. Mas essas pessoas se tornam importantes no sentido de que se importam. E você passa a se importar com elas também.

São pessoas cuja opinião é relevante, gente que te ajuda a tomar decisões. Quem de que você lembra quando vê uma coisa engraçada e manda uma mensagem. Em quem você confia pra contar as melhores e piores coisas. Quem você quer por perto. Com quem você conta nos momentos bons e ruins. Quem te faz ser um pouco pai e te faz um pouco filho. Seu ombro pra chorar e o primeiro a saber o que aconteceu. Isso é amizade! Num mundo onde as telas brilham mais que os olhos e as pessoas mal se olham, ter amigos verdadeiro faz a gente viver melhor. E é importante tê-los por perto pra perguntar como foi o dia, conversar um pouco, compartilhar babaquices ou vivê-las com você.

Eu posso tentar gastar palavras pra explicar o que é amizade e o que torna as pessoas que chamo de amigos tão importantes. Não acho que isso seja simples assim pra definir. Mas acho importante que todos eles saibam. Use os clichês mesmo, valorize os que estão a sua volta. Seja sua família, seu namorado, o que você conheceu no jardim de infância ou o que fez na fila do banheiro da festa. Conserve seus bons amigos, se importe, seja importante! Agradeça por esse presente e mais que isso por estarem presentes. Amigos são essenciais na nossa vida e além de tê-los você tem que merecê-los.

Curiosa, engenheira, independente e detalhista. Adora viajar, tirar fotos e mais um monte de coisas.

Deixe uma resposta