Não tem segredo: dicas para aprender um novo idioma

Aprender outro idioma não é uma tarefa fácil. Muita gente me pergunta como foi que aprendi a falar inglês e como está sendo aprender coreano. Bom, é uma longa história (rs!). Mas posso dizer que exige persistência e muito trabalho duro. E existe uma infinidade de métodos e ferramentas para ajudar. Mas qual escolher?

Eu sempre procurei ajuda em diferentes fontes pra tornar a experiência de aprender menos complicada. E as aulas que fiz com professores não é a mais importante delas. Reuní aqui algumas dicas legais que eu uso pra quem está estudando ou quer começar a estudar outra língua.

Confira minhas dicas para aprender uma nova língua!

Planeje-se. O primeiro passo na decisão de aprender outra língua é estabelecer sua meta. O que você vai estudar e qual o seu objetivo estudando? Pense também em quanto tempo por semana você vai se dedicar aos estudos. Um tempinho pra vocabulário, outro pra gramática e por aí vai. Lembre de cobrir todos os conteúdos. E que sua dedicação determina muito do seu aprendizado!

Escolha como estudar. O material e o métodos para estudar são muitos! Cursos particulares, livros e todo o conteúdo gratuito que pode ser encontrado na internet. Analise, pergunte pra quem já usou e escolha o que despertar seu interesse. E não se prenda a apenas um método! Existem inúmeros aplicativos para aprender idiomas e eles são bem úteis (eu uso o Duolingo!). Dá pra usar enquanto está na ônibus, na fila do banco ou antes de dormir. Ao invés de ficar rolando o feed do Instagram, dedique uns minutos ao aprendizado e divirta-se!

 

 

Consuma conteúdos na língua que está aprendendo. Você não precisa aprender só quando está na aula ou no horário que reservou para os estudos. Lembro de escutar muitas músicas em inglês quando comecei a estudar. Eu pesquisava e estudava as letras e traduções das que mais gostava. E repetia aquilo até conseguir cantar junto. E isso enriqueceu muito meu vocabulário na época! Seriados e filmes também são ótimas ferramentas de estudo já que te ensinam sem você nem perceber. Assista versões legendadas e se aventure a habilitar legendas no idioma pra testar seu conhecimento.

Use o idioma no seu cotidiano. Esse é o segredo de quem faz intercâmbio. O uso da língua no dia a dia faz com que mais conteúdo seja assimilado. Mas isso não é exclusividade de quem sai do país pra estudar. Durante sua rotina seja curioso e descubra como as palavras e expressões que você mais usa são faladas no idioma que você está estudando. Pratique mesmo que mentalmente a usar o que você está aprendendo!

Aprender um novo idioma pode não ser fácil mas, com certeza, é muito gratificante. Exige trabalho duro, mas abre muitas portas. Dedique-se e seja consiste. Aprender pode ser muito divertido. E depende muito do quanto você dedica a isso! E você, tem alguma truque para estudar outra língua?

Curiosa, engenheira, independente e detalhista. Adora viajar, tirar fotos e mais um monte de coisas.

Deixe uma resposta