Churrasco, raízes, kimchi… afinal, o que eles comem na Coréia?

Sem dúvidas, a pergunta que mais escuto das pessoas do Brasil quanto a Coréia é sobre a comida. “Mas, o que eles comem?”, “E a comida coreana, como é?”, e por aí vai. A culinária é bastante diferente do arroz com feijão que estamos acostumados a comer, claro. Mas também é bastante diferente da referência de comida asiática que eu tinha.

Pra começo de conversa, a comida coreana tem um tempero bastante diferente. Entre os mais utilizados estão óleo e sementes de gergelim, pimenta seca (Gochugaru) ou pasta de pimenta (Gochujang) e a pasta fermentada de soja (Doenjang). Eles também usam o molho de soja, nosso conhecido shoyo, para salgar alguns pratos. Pela lista já dá pra imaginar e os coreanos gostam de comida apimentada. Além dos temperos, o kimchi é um acompanhamento e ingrediente muito consumido na Coréia. É feito de acelga ou repolho em uma conserva apimentada. Suas propriedades funcionais estão sendo descobertas e a iguaria coreana está se espalhando pelo mundo.

Samgyeopsal, o churrasco coreano

A comida coreana tem muitos pratos bastante famosos. Entre eles estão o Bibimbap, uma tigela com arroz, vegetais e proteínas temperados com pasta de pimenta vermelha, o Bulgogi, tiras de carne temperadas com molho de soja, cebola e vegetais, e o Kimbap, a versão do sushi japonês na Coréia. Entre os meus preferidos estão o Japchae, um macarrão de batata doce com carne marinada e vegetais e, claro, o tal churrasco coreano, Samgyeopsal, feito principalmente com barriga de porco que é comida com folhas e vários outros acompanhamentos.

Nossa última viagem cultural do meu semestre estudando aqui foi para conhecer um pouco mais sobre o assunto. Fomos para uma aula de culinária na cidade de Daejeon onde aprendemos a fazer dois pratos típicos daqui. O primeiro foi o Jjimdak, um ensopado de frango com macarrão, vegetais, cebola e temperado com shoyo, mel, alho, óleo de gergilim e pimenta. O prato é bem gostoso e entrou no hanking dos preferidos! O segundo prato foi o Paejeon, uma panqueca de cebolinha que fizemos com frutos do mar. Esse prato é bastante conhecido na Coréia e é servido com molho de soja, que dá um tempero a mais. Foi interessante aprender como eles preparam os ingredientes e o que usam pra fazer os pratos. E entre as demonstrações de habilidades culinárias e pessoas girando panquecas no ar (ou quase isso), foi muito divertido preparar e experimentar os pratos.

Paejeon e Jjimdak feitos na aula de culinária

A culinária coreana me surpreendeu muito. Dá pra ver que ela reflete muito da história e cultura do país. E em nada se compara a comida do Brasil (melhor do mundo, haha). Mas quando digo que me surpreendeu é porque escutei muita gente dizer sobre as diferenças e encontrei muitos sabores que me agradaram por aqui. Não, não são só vegetais em conservas picantes. E você não vai achar carne de cachorro por aí. A comida coreana tem sabor de Coréia pra mim: apimentada, diferente e cheia de sabores pra serem descobertos!

Curiosa, engenheira, independente e detalhista. Adora viajar, tirar fotos e mais um monte de coisas.

Deixe uma resposta