Não é só pelo resultado

Em uma conversa que tive com uma amiga sobre as provas e trabalhos do último período de graduação ela me fez a seguinte questão: o que conta para você é só o resultado, só se formar, ou você está considerando todo o caminho que está percorrendo para isso? Isso me fez pensar não só nas minha provas e deadlines deste período, mas em um monte de coisa (e de gente) que merecia essa pergunta.

(JÁ!) Estamos no final do período e a agenda continua lotada de coisas para serem feitas. Por muitas vezes, inclusive, mais tarefas do que tempo para fazê-las. E nos momentos de stress sempre aparece aquela frase: eu só quero que passe! A prova, a apresentação, o estágio, a escrita do trabalho, as reuniões em grupo, a etapa do processo seletivo, a espera pelo resultado, a semana de provas, o mês até as férias… A gente quer se ver livre daquela tensão em volta disso tudo, quer ver o resultado. Queremos que tudo passe para ter a sensação de dever cumprido, de que valeu a pena a espera e o esforço afinal essa é uma das melhores partes da vitória.

Mas, pensem comigo, faz sentido reclamar da falta de tempo e pedir para o tempo correr? Talvez seja mais fácil mudar o rumo da conversa e, ao invés de pedir para que tudo passe logo, tentar viver cada um desses momentos: aprender com cada um dos erros, fazer valer suas horas de esforço, se preparar para cada uma das etapas e trabalhar duro para chegar no tão desejado resultado. Pode ser óbvio, mas pedir para o tempo passar não te ajuda a fazer nada (aliás, pode até atrapalhar) e você não vai chegar a lugar nenhum se não fizer.

Já li isso em alguns muitos lugares e é verdade: não dá para viver esperando a sexta-feira. Não dá para trabalhar só pelo final de semana, ou pela nota final, ou pelo pódio, pela conquista. Muito mais do que o resultado, sua vida e feita pelo caminho que você faz até ele, o processo, a sua estratégia. Eu sei, pouca gente vai te reconhecer pelas horas de dedicação ou pelo que você abriu mão para chegar onde chegou. Mas é com isso que você cresce! Não é o resultado que vai te acrescentar conhecimento. Sua vida não é feita de fatos, mas de experiências. Não tem sonho que se realize sem atitude, não existe ambição que se concretize sem hard work.

hard-work-quote-4

Foi a minha amiga quem respondeu a própria pergunta que fez: quando você subir as escadas para pegar seu diploma, o que torna esse momento tão emocionante e vai te faz chorar não e só saber que você concluiu a graduação. Você vai pensar nas noites que virou estudando, em tudo que abriu mão de fazer, nos erros que cometeu, nas pessoas que conheceu, nas horas que você caiu e pensou em desistir, mas que levantou para encarar os medos e desafios, na experiência que foi viver tudo isso. O que conta não e só o resultado. O que te engrandece é o que fez para chegar até ali. Então, vai lá e faz!

Curiosa, engenheira, independente e detalhista. Adora viajar, tirar fotos e mais um monte de coisas.

Deixe uma resposta