Pepero Day no país cheio de datas para casais

No final de semana passado foi Pepero Day aqui na Coréia. Data esta que eu não conhecia e não tinha ideia do significado. É uma data para casais aqui na Coréia e o tal Pepero é bem famoso aqui. É um palitinho de biscoito mergulhado em chocolate e/ou  outros sabores de cobertura. E o dia 11/11 é o dia do Pepero porque a data lembra quatro palitinhos em pé.

Nesse dia as pessoas presenteiam os namorados(as), amigos e pessoas queridas com o doce. E dá pra encontrar Pepero de vários sabores em todos os supermercados e lojinhas das cidades. Fica tudo enfeitado e eu fiquei super perdida quando vi corações e balões nas lojas. Isso me fez pesquisar um pouco sobre as datas românticas comemoradas aqui na Coréia. E descobri que são um pouco diferentes das que temos no Brasil.

Me surpreendeu que o Natal na Coréia, diferente do nosso, não é reservado pra ficar com a família e fazer aquela ceia farta. Isso porque o país tem cerca de 30% da população cristã e por isso feriado não tem o mesmo significado para todo mundo. A reunião familiar acontece em alguns lares, mas a data é considerada romântica por muita gente. As ruas e lojas ficam enfeitadas com luzes e a ideia é a mesma do nosso Natal. Mas nesse dia os casais se encontram para passar a data juntos. E é comum encontrar restaurantes lotados pela cidade.

O aniversário de namoro aqui também é importante para os casais. E além do dia que é comemorado todo ano, os casais também comemoram quando completam 100 dias juntos (e 200, e 300…) como um aniversário.

O dia dos namorados também é comemorado no dia 14 de fevereiro, como em muitos outros países. O dia de São Valentim aqui é quando, tradicionalmente, as mulheres presenteiam os homens com chocolate e declaram seus sentimentos. É mais popular que o Pepero Day, claro, e também tem aquele caráter comercial que a gente conhece. Lojas, supermercados e centros investem em mostrar seus produtos de forma mais atrativa possível e corações são avistados por todos os lados. É de encher os olhos (e possivelmente esvaziar os bolsos).

Outra super curiosidade é que aqui no dia 14 de cada mês os casais comemoram um “tema” diferente. O dia 14 de março, por exemplo, é o White Day (dia do branco). Esse dia é bem famoso já que é a vez dos garotos presentearem as garotas. No dia 14 de junho é o dia do beijo. 14 de julho é o dia da prata. Cada data é associada à uma comida, um presente ou alguma coisa pra fazer em casal.  E por aí vai: dia da foto, dia do vinho, dia do verde…  As datas simbólicas nem sempre são levada tão a sério e podem passar em branco. Mas alguns casais  fazem questão das comemorações.

É disso que eu falo quando digo que a cultura de um outro país pode ser diferente de várias formas. Foi curioso ver a reação das pessoas quando disse que não conhecia o Pepero Day (e nem o tal Pepero pra ser sincera). E mais ainda descobrir toda a magia por trás das datas que os casais dedicam uns aos outros. E essa é a parte mais legal da viagem: descobrir!

Curiosa, engenheira, independente e detalhista. Adora viajar, tirar fotos e mais um monte de coisas.

Deixe uma resposta