Pro dia render muito mais: dicas para ser mais produtivo

Agenda nova, metas definidas. Tudo certo pra fazer todos os seus deveres, certo? Errado. Se você tenta se organizar para produzir como louco, mas continua empurrando as coisas com a barriga bem-vindo ao time não se desespere! Às vezes a gente não está em um bom dia e realmente nada funciona. Mas isso não pode virar rotina! Não adianta montar sua lista de afazeres e não completar nem metade deles. Fuja da procrastinação (aquela mesma que a gente já falou por aqui). Siga algumas dicas simples e faça seu dia render muito mais!  

Confira aqui o que pode te tornar mais produtivo! 

Organize suas tarefas por ordem de complexidade 

A gente pensa “aquilo eu resolvo rapidinho, posso fazer depois”. Mas, na realidade, aquela tarefa não sai da sua cabeça e você acaba atrasando todo o resto por isso. Então, resolva as pequenas coisas em primeiro lugar! Libere seu pensamento e se livre dessas coisinhas que podem te atrapalhar durante o dia. 

De um break entre as atividades 

É quase que um sistema de recompensa. Você faz aquela tarefa que tanto precisava concluir e se dá alguns minutos pra relaxar e se preparar pra fazer a próxima. Mas, lembre-se: alguns minutos! Não vá se perder na infinita timeline no Instagram assistindo vídeos de pessoas amassando geléias-coloridas-brilhantes.  

Defina seus horários 

Isso é bastante importante. Quando você se planeja e define seus horários fica mais fácil terminar o dia sem se perder. Pense em quanto tempo você precisa pra cada atividade e defina também seus horários para comer, falar com a família e descansar. Seja razoável e siga seu plano. Mantenha o foco em ser produtivo.

Não faça nada até terminar sua tarefa 

É muito fácil se distrair no meio do caminho e terminar, como eu disse, na timeline do Instagram. Então mantenha controle do que está fazendo e não mude de foco até terminar sua tarefa. Simplesmente faça. Sim, sua disciplina conta muito nessa hora.  

E, lembra dos horários que acabei de falar? Uma dica reflete na outra: se você permanece focado e faz seu trabalho até terminá-lo, provavelmente não vai ter problemas com o que marcou na sua agenda. E também vai ter mais tempo para descansar sem se preocupar com algo que deixou de fazer. 

Use a Técnica Pomodoro 

Esse famoso método pode te ajudar a aumentar a produtividade e tudo que você precisa é de um contador regressivo. O nome foi inspirado naqueles timers de cozinha em formato de tomate. Mas você pode usar seu celular ao seu favor nesse hora também! E a técnica é simples: configure seu temporizador para 25 minutos e durante esse tempo trabalhe sem parar. Depois disso você tira um intervalo curto, uns 5 minutos. E depois começar outro ciclo. 

Existem muitos aplicativos pra te inspirar a seguir a técnica. E funciona mesmo (acredita em mim!) porque, além de organizar suas tarefas em intervalos, você se torna eficiente ao ver o tempo passar. Aquela sensação de não querer perder tempo, sabe?

Ser mais produtivo dá trabalho, sim, mas pode trazer grandes recompensas. E a melhor delas é a sensação de missão cumprida! E você, tem alguma dica pra ser mais produtivo? Deixa um comentário aqui no post e compartilha com os amigos esses truques!  

 

Curiosa, engenheira, independente e detalhista. Adora viajar, tirar fotos e mais um monte de coisas.

Deixe uma resposta